MERCADOS PLUS
Rede de lojas de conveniência focada em donas de casa

O Mercados Plus era uma rede de seis lojas de conveniência comandada por um dos diretores da Drogaria São Paulo, Luiz Martinussi a quem eu me reportava.Ele me deu “carta branca” para realizar as mudanças que achasse necessárias para ampliar o faturamento através do aumento do ticket médio e aumento de clientes.
Logo comecei a fazer mudanças necessárias para que a loja deixasse de ser uma “quitanda” e passasse a ser vista como um mini supermercado, um vizinho bom e barato. Quem comprava ali eram as donas de casa, vizinhas da loja.
Alteramos todo o merchandising dividindo por seções, fizemos uma pesquisa para mudança de imagem, agregamos produtos considerados essenciais no mix como o frango resfriado que veio a ser o segundo produto mais vendido na rede em três meses.
Fizemos promoções constantes com produtos apontados como atraentes com relação à concorrência local. Introduzimos o serviço de entrega, novidade na época e criamos um jornal com receitas práticas para a família. E o mais importante: fizemos reuniões e treinamentos constantes com os colaboradores da rede preparando-os para o atendimento acolhedor que queríamos implantar nas lojas.
O Mercado Plus passou a ser visto pelas clientes como uma ótima opção para o reabastecimento diário da dispensa das casas vizinhas, considerado o bom vizinho e a dispensa da casa.
O fator preponderante foi a convivência com o público, as pesquisas e o relacionamento mais íntimo com o olhos e os ouvidos bem abertos para identificar as reais necessidades das consumidoras e acima de tudo, o amor dedicado a elas.